sábado, 29 de outubro de 2011

Como fazer para o abacaxi não ficar amargo

Esta dica é para quem adora abacaxi e quer usá-lo em uma sobremesa com leite.
É muito simples: 
Corte um abacaxi grande em cubos retirando a parte do meio. Coloque em uma panela com meio copo de açúcar e leve ao fogo baixo por 20 minutos, mexendo sempre. Se quiser fazer um doce, deixe por mais 15 minutos. Você pode tanto usá-lo em salada de frutas, cremes, mousses ou sorvetes. E até comer com creme de leite, no caso do doce. Para isso guarde em um pote na geladeira com a calda que formar na panela. Fica muito bom.


Obs: Dá mais trabalho que comprar em lata, mas a receita fica muito mais gostosa. E não gente, não é o miolo que deixa a receita amarga. Então se quiser usá-lo, pode.

55 comentários:

  1. Adorei a dica!
    Adriana Dias

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica! Mas o amargor é devido a que?
    Jeanne Santtos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeane, obrigada pela visita! Muitos dizem que é só tirar o miolo que não amarga. Lenda! Ele fica amargo por causa da sua acidez. Bjs

      Excluir
    2. e quando o recheio de abacaxi e cremoso a base de leite e fica amargo como faço pra tirar o amargo?

      Excluir
    3. Não tem jeito Lu, depois que está pronto, não tem como tirar o amargo. Tive que comer uma tigela de creme de abacaxi amargo, fiquei com pena de jogar fora. Rs

      Excluir
    4. Só teve um jeito... acrescentei rum... e chocolate

      Excluir
  3. Agora entendi porque minha gelatina ficou amarga!

    ResponderExcluir
  4. Agora eu entendi porque minha gelatina ficou amarga!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pela visita, pelos comentários. Desculpem a demora em responder. É que a coisa demora tanto pra engrenar que a gente até desanima. Mas vocês me motivaram a continuar! Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  6. Que pena que não dá pra reverter a situação do doce de abacaxi!
    Ficou lindo fisicamente, mas o sabor ficou muito amargo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Truque.:
      Resolvi o amargo do doce de abacaxi colocando um pouco de sal.
      Para acidez do estomago...colocando na boca uma colher piquininha de vinagre de maçã. Experimente.






      Excluir
  7. Realmente uma decepção! Deveriam deixar uma observação antes .que pra fazer o musse de abacaxi é necessário conziar durante 20 mimnutos no foco baixo com água e meio copo de açúcar. Do contrário, perderia a receita. Odiei.

    ResponderExcluir
  8. Se eu usar ele pra enfeitar? É necessário cozinhar pra não margar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você for colocar em cima de qualquer cobertura que leve leite, sim! Bj

      Excluir
  9. BOM; E verdade não dar para tirar o amargo infelizmente porque se não e ia adorar fazer meus sacolé com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thales, mas é só fazer como está ensinando no post que você vai poder usar sim. Depois de cozido, você pode usar em qualquer receita com leite. Bjs

      Excluir
    2. Eu faço com leite condensado e leite em pó E creme de leite. Fica um pouco amargo. Vou tentar fazer com água e açúcar.
      Depois de cozido vou acrescentar os ingredientes que uso para o meu delícia de abacaxi

      Excluir
  10. agradeço mas o meu creme se perdeu ficou intragável muito amargo





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayner! Mesmo seguindo a receita o seu creme ficou amargo?

      Excluir
  11. Boa noite.
    Em sua postagem, vc diz: "É muito simples:
    Corte um abacaxi grande em cubos retirando a parte do meio..."
    O miolo é a parte do meio. Se ele ñ amarga, por que retirá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não disse para retirar porque amarga, mas sim por ser uma parte mais rígida e não costumo usá-la. Mas sem problema, se quiser, pode. Bj

      Excluir
  12. Bom dia... Quero usar o abacaxi em uma salada tropical cortado em tiras... Será que amarga a salada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver leite, vai ficar. A não ser que você use abacaxi em lata.

      Excluir
  13. O meu ficou amargo e fez mal pro fígado. Acho que abacaxi e leite nao combina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que pena. Sempre que fiz assim o meu ficou muito bom. Desde que aprendi essa receita, não tive mais problemas.

      Excluir
  14. Gente o abacaxi tem um enzima qe misturado ao leite fica amargo.
    Infelizmente só aprendi quando já tinha perdido minha sobremesa toda 😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu o mesmo comigo hj acabei de perder uma receita já pronta :(

      Excluir
    2. Gostei das dicas se tivesse visto antes ñ teria perdido minha sobremesa agora aprendi obrigado

      Excluir
  15. Como tirar o amargo do sorvete de gelatina de sabor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi bem, Marly. Mas se já está pronto e está amargo, não tem mais jeito. É receita perdida.

      Excluir
  16. Fiz 200 litros de receita para uma festa que teria na cidade. Ficoy amargo... Muito amargo... Não vendeu nada. Mesmo doando o doce ninguem queria comer. Perdemos tda a receita. Prejuízo de 2mil reais!

    ResponderExcluir
  17. Também usei o sal para tirar o amargo enquanto ainda estava na panela,CE ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite,o bolo de abacaxi de ruim amargou, a duvida é a seguinte faz mal comer assim não dá nenhum piriri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Comi o meu primeiro creme de abacaxi, que ficou amargo, todinho. Ninguém quis. rs

      Excluir
  19. o pior de tudo é quando vc sabe que tem q cozinha o abacaxi p tira o amargo e esquece de fazer isso "ódio"

    ResponderExcluir
  20. Já perdi uma receita no natal porque ficou amarga obg agora já sei oque fazer

    ResponderExcluir
  21. Gente uma dica pra consertar.
    Deixa descongelar o creme, coloca ele numa batedeira e acrescenta maia 1 alta de leite condensado.prontinho... ele volta a ficar doce.
    Se quiser pode até finalizar novamente com a clara em neve açúcar e creme de leite

    ResponderExcluir
  22. gostei da dica, o meu amargou to tentando cozinhar com açucar para ver se tira

    ResponderExcluir
  23. fiz um frango tropical,retirei o miolo do abacaxi,cozinhei,e mesmo assim ficou muito amargo.acho que é pôr que vai muito creme de leite e mussarela.agora vou fazer e colocar abacaxi de lata.não quero arriscar .e um prato bem caro para se perder.

    ResponderExcluir
  24. Fiz geladihno de abacaxi cru mais ficou amargo tinha colocad leite leitecondensado liganeutra ficou amargo fui tentar concertar fazendo um doci juntei abobora e ficou amargo esperimentei passei mal ea medica qui min
    atendeu falou qui meu doci virou veneno cheguei em casa e joguei fora

    ResponderExcluir
  25. Pode bater o abacaxi cozido com a calda e o leite pra fazer sacolé?não fica amargo

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pelas dicas, já aconteceu comigo!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas dúvidas ou sugestões.